Controle de acesso: tudo o que você precisa saber

O controle de acesso é fundamental para monitorar a entrada e saída de pessoas em áreas restritas, garantindo a segurança e bem-estar das pessoas. 
Muito provavelmente você já procurou ou está procurando soluções de câmeras, alarmes e controle de acesso, seja para sua empresa, condomínio ou residência, mas será que você sabe como integrar essas tecnologias e ter um sistema eficiente de segurança? 

No mercado atual muito se fala em sistemas de biometria, sistemas em nuvem, portaria virtual, sem parar para os portões da garagem e muitas outras tecnologias, vamos neste artigo explicar um pouco como funciona cada sistema e como podemos utilizar eles em nosso ambiente.

O que é o controle de acesso?

O sistema de controle de acesso é normalmente composto por barreiras físicas, leitores, controladoras e software, vamos entender como funciona cada um.

1) Barreira física: Para cada ambiente pode se utilizar uma barreira física diferente, como portas, portões, catracas e cancelas, independente do tipo de barreira é possível realizar a abertura através de um sistema de controle de acesso, tendo controle total de quem entrou ou saiu através daquele local.

2) Leitores: Responsável por ler os códigos de acesso dos usuários e enviar a controladora, estes códigos são enviados pelo usuário ao sistema de várias formas, como por exemplo controles, cartões, sua digital (biometria) e até através da identificação facial.

3) Controladoras: Fazem a comunicação com as leitoras recebendo as informações enviadas pelo usuário e checando se aquele usuário realmente está cadastrado e possui autorização para acessar aquele local naquele horário.

4) Software: Registra todos acessos e armazena as informações com data, hora, local e pessoa que entrou e saiu de cada local restrito, possibilitando a geração de relatórios completos para os gerentes e administradores do local.

Quais as tecnologias de controle de acesso disponíveis? 

Atualmente há uma grande variedade de sistemas e formas de identificação das pessoas e veículos para acesso a áreas restritas , vamos conhecer um pouco de cada uma delas:

 

 Senha

A forma mais simples de controlar uma área restrita, cada usuário possui uma senha ou código de acesso, ao digitar a senha correta o sistema libera automaticamente o acesso. 

Teclado com senha
Controle Remoto

Controle remoto

Muito comum em condomínios para controle dos portões de veículos, cada controle possui um código único seguido de código aleatório que apenas o controle e receptor sabem qual será o próximo código, fazendo que o sistema seja  anti clonagem, mas atenção, não são todos os modelos de mercado que possui essa proteção. 

Cartão de proximidade

Muito utilizado em portas e catracas é um sistema simples de autenticação, cada usuário possui o seu cartão e ao aproximar o cartão do leitor o acesso é liberado, além do formato de cartão também pode ser encontrado no formato de chaveiro ou pulseira aprova de água para controlar áreas como piscinas e academias. 

Cartão de Proximidade
Tag - Sem parar

Tag Veicular (Sem Parar)

O sistema TAG, popularmente chamado de sem parar, associado a empresa de cobrança de pedágios é basicamente um sistema de controle por cartão de proximidade, a sua diferença técnica está no formato do cartão que normalmente é um adesivo colado no para-brisa do carro é da distancia de acionamento que em média é de 06 metros da antena.

Biometria

É um dos sistema mais simples e seguros para os usuários, sua identificação se dá pela identificação de sua digital, cada usuário deve ser previamente cadastrado no sistema, após isto basta que o usuário pressione o seu dedo cadastrado no leitor e o acesso será liberado.

*Algumas pessoas podem ter dificuldade devido idade ou tipo de trabalho que exerce.

Controle de acesso por biometria
Software de Controle de Acesso

Software de Controle de acesso

Existem inúmeros softwares de controle de acesso no mercado, alguns até gratuitos disponibilizados pelos fabricantes dos equipamentos, em muitos casos onde não é necessário integrações com equipamentos de outro fabricante ou outros sistemas de segurança essas soluções atendem perfeitamente. Quando há necessidade de usar diversas soluções e integrar com outros sistemas como alarmes, câmeras e interfones é necessário usar uma solução mais completa.

Qual é o melhor sistema de controle de acesso?

Está é uma pergunta que não há resposta concreta, cada empresa, condomínio ou residência necessita de uma solução customizada para o seu cenário e conforme o tipo de controle que deseja implementar. Muitos condomínios automatizam com o sistema a liberação de áreas comuns como bicicletários, academia, piscina e brinquedoteca, outros preferem apenas controlar o acesso externo, para cada um é possível desenhar uma solução personalizada e que atenda essa necessidade.

Para esses projetos a SMSolution, realiza o levantamento das necessidades, desenha o projeto com a melhor solução e apresenta a proposta comercial para fornecimento de todos equipamentos, acessórios, softwares e treinamento dos usuários. Fale agora com um de nossos consultores e desenvolva o seu projeto. Whatsapp (11)94272-7018 Telefone (11)2344-8888

Gostou? Compartilhe nas redes sociais 

Aclimação – Bela Vista – Bom Retiro – Brás Cambuci – Centro
Consolação – Higienópolis – Glicério – Liberdade – Luz – Pari
República – Santa Cecília – Santa Efigênia – Sé – Vila Buarque

Brasilândia – Cachoeirinha – Casa Verde – Imirim – Jaçanã
Jardim São Paulo – Lauzane Paulista – Mandaqui – Santana
Tremembé – Tucuruvi – Vila Guilherme – Vila Gustavo
Vila Maria – Vila Medeiros

Água Branca – Bairro do Limão – Barra Funda – Alto da Lapa
Alto de Pinheiros – Butantã – Freguesia do Ó – Jaguaré
Jaraguá – Jardim Bonfiglioli – Lapa – Pacaembú – Perdizes
Perús – Pinheiros – Pirituba – Raposo Tavares – Rio Pequeno
São Domingos – Sumaré – Vila Leopoldina – Vila Sonia

Aeroporto – Água Funda – Brooklin – Campo Belo – Campo Grande – Campo Limpo – Capão Redondo – Cidade Ademar
Cidade Dutra – Cidade Jardim – Grajaú – Ibirapuera – Interlagos – Ipiranga – Itaim Bibi – Jabaquara – Jardim Ângela
Jardim América – Jardim Europa – Jardim Paulista – Jardim Paulistano – Jardim São Luiz – Jardins – Jockey Club
M’Boi Mirim – Moema – Morumbi – Parelheiros – Pedreira – Sacomã – Santo Amaro – Saúde – Socorro – Vila Andrade
Vila Mariana

Água Rasa – Anália Franco – Aricanduva – Artur Alvim
Belém – Cidade Patriarca – Cidade Tiradentes – Engenheiro Goulart
Ermelino Matarazzo – Guianazes – Itaim Paulista
Itaquera – Jardim Iguatemi – José Bonifácio – Moóca
Parque do Carmo – Parque São Lucas – Parque São Rafael
Penha – Ponte Rasa – São Mateus – São Miguel Paulista
Sapopemba – Tatuapé – Vila Carrão – Vila Curuçá
Vila Esperança – Vila Formosa – Vila Matilde
Vila Prudente

São Caetano do sul – São Bernardo do Campo – Santo André – Diadema
Guarulhos – Suzano – Ribeirão Pires – Mauá – Embu – Embu Guaçú
Embu das Artes – Itapecerica da Serra – Osasco – Barueri
Jandira – Cotia – Itapevi – Santana de Parnaíba – Caierias
Franco da Rocha – Taboão da Serra – Cajamar – Arujá
Alphaville – Mairiporã – ABC – ABCD

Bertioga – Cananéia – Caraguatatuba – Cubatão – Guarujá
Ilha Comprida – Iguape – Ilhabela – Itanhaém – Mongaguá
Riviera de São Lourenço – Santos – São Vicente – Praia Grande
Ubatuba – São Sebastião – Peruíbe