O sistema de controle de acesso é normalmente composto por barreiras físicas, leitores, controladoras e software, vamos entender como funciona cada um.
1) Barreira física: Para cada ambiente pode se utilizar uma barreira física diferente, como portas, portões, catracas e cancelas, independente do tipo de barreira é possível realizar a abertura através de um sistema de controle de acesso, tendo controle total de quem entrou ou saiu através daquele local.
2) Leitores: Responsável por ler os códigos de acesso dos usuários e enviar a controladora, estes códigos são enviados pelo usuário ao sistema de várias formas, como por exemplo controles, cartões, sua digital (biometria) e até através da identificação facial.
3) Controladoras: Fazem a comunicação com as leitoras recebendo as informações enviadas pelo usuário e checando se aquele usuário realmente está cadastrado e possui autorização para acessar aquele local naquele horário.
4) Software: Registra todos acessos e armazena as informações com data, hora, local e pessoa que entrou e saiu de cada local restrito, possibilitando a geração de relatórios completos para os gerentes e administradores do local.