Neste artigo iremos aprender a configurar o softphone Linphone em um computador Windows para receber e fazer ligações utilizando o Widevoice, PABX em nuvem da Intelbras.
Pré-Requistos
- Possuir um ramal contratado do Widevoice (clique aqui para contratar)
- Sistema operacional Windows 10 ou superior
- Estar conectado a Internet
Download do Softphone
Para iniciar o processo, iremos realizar o download do aplicativo Linphone em seu computador diretamente do site oficial, clique aqui para acessar o site, após entrar no site, clique sobre o icone do windows para iniciar o download.
Após o download você irá possuir um arquivo em sua pasta de downloads com o executavel do Linphone para realizar a instalação.
Instalação do Linphone
A versão no momento da criação deste tutorial é 5.1.2, clique duas vezes sobre o arquivo para iniciar a instalação.
Ao executar o arquivo instalador, seguiremos o passo a passo dele até a conclusão da instalação no sistema, neste tutorial não iremos realizar nenhuma personalização da instalação, caso tenha alguma necessidade especifica, faça a instalação com o auxilio de um técnico especializado.
Clique em “Próximo >”
Clique em “Próximo >”
Clique em “Instalar”
Aguarde até que a instalação seja concluída, processo normalmente é rápido.
Parabéns, se você chegou até aqui o Linphone já está instalado em seu computador, agora iremos configurar o seu ramal do WideVoice nele para que você possa fazer e receber ligações.
Se por algum motivo você não chegou até aqui, solicite apoio a nossa equipe técnica especilizada (apenas para clientes SMSolution).
Configurando o Linphone para utilizar um ramal do WideVoice Intelbras
Iremos iniciar o processo de configuração do Linphone com o Widevoice da Intelbras, ao executar o aplicativo a tela abaixo será exibida.
Para iniciar as configurações, clique em “Use a SIP Account” (se seu idioma estiver em português, “Usar uma conta SIP”)
Clique em “I understand” ou em português “Eu compreendo”.
Na tela de configuração iremos fornecer nossas credenciais do ramal geradas no WideVoice, se você não possui essas informações fale com o nosso suporte, clicando aqui.
Nome de usuário: será o número do seu ramal, exemplo 9986
Nome de exibição: Seu nome e sobrenome (opicional)
Domínio SIP: Endereço do servidor Wide onde seu PABX está localizado, mais a porta SIP 7048, exemplo, widevoice7.intelbras.com.br:7048
Senha: Senha do seu ramal
Transporte: TCP
Clique no botão laranja “Use” para salvar as configurações
Feito essas configurações, no canto superior do lado esquerdo deve aparecer um icone verde ao lado do seu nome, informando que o ramal está online e pronto para uso.
No canto direito há um icone de menu, com a opção “Preferências”, neste menu você pode alterar as configurações personalizadas para o uso correto do microfone e saída de áudio
Para fazer uma ligação basta discar o numero barra de pesquisa e clicar sobre o icone do telefone ou apertar enter, o sistema irá efetuar a ligação para o número desejado.
Quando completar a ligação o aplicativo ficará nessa tela, onde é possível realizar todas as ações do ramal.
Alterar as configurações de áudio: Para isso basta clicar no botão inferior do lado direito (com três pontos), selecionar a opção Parâmetros de multimídia e escolher a saída de áudio e o microfone que deseja utilizar.
Realizar transferências: clique no icone superior do lado esquerdo (telefone com menu), selecione a chamada na qual deseja, na frente do número irá aparecer um icone com um menu suspenso, clique sobre ele e escolha a opção desejada.
Melhores práticas
Para uma melhor experiência recomendamos a ativação de duas funções no menu Preferência > Interface do usuário, que são:
Sair da aplicação ao fechar a janela: Este campo quando habilitado, mantem a janela sempre ativa, quando fechado, ele encerra a ativadade do app, por padrão o aplicativo ficara na bandeja (proximo ao relógio).
Aplicação Autostart: é muito comum esquecermos de entrar no ramal, esta função habilita para que o software seja iniciado juntamente com o Windows.
E ai gostou?
Essas são as configurações básicas para a utilização do Linphone com o Pabx emm nuvem da Intelbras Widevoice, caso você tenha alguma dificuldade ou precise de alguma configuração especifica para seu ramal, entre em contato com nossa equipe de suporte (11)2344-8888