![Como configurar softphone Linphone com o Widevoice Intelbras [ Windows]](https://smsolution.com.br/wp-content/uploads/2023/08/banner-wide.png)
Neste artigo iremos aprender a configurar o softphone Linphone em um computador Windows para receber e fazer ligações utilizando o Widevoice, PABX em nuvem da Intelbras.
Pré-Requistos
- Possuir um ramal contratado do Widevoice (clique aqui para contratar)
- Sistema operacional Windows 10 ou superior
- Estar conectado a Internet
Download do Softphone
Para iniciar o processo, iremos realizar o download do aplicativo Linphone em seu computador diretamente do site oficial, clique aqui para acessar o site, após entrar no site, clique sobre o icone do windows para iniciar o download.
![linphone](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Após o download você irá possuir um arquivo em sua pasta de downloads com o executavel do Linphone para realizar a instalação.
Instalação do Linphone
A versão no momento da criação deste tutorial é 5.1.2, clique duas vezes sobre o arquivo para iniciar a instalação.
![linphone-instalacao](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Ao executar o arquivo instalador, seguiremos o passo a passo dele até a conclusão da instalação no sistema, neste tutorial não iremos realizar nenhuma personalização da instalação, caso tenha alguma necessidade especifica, faça a instalação com o auxilio de um técnico especializado.
![blank](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Clique em “Próximo >”
![linphone-passo-02](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Clique em “Próximo >”
![linphone-passo-03](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Clique em “Instalar”
![linphone-passo-04](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Aguarde até que a instalação seja concluída, processo normalmente é rápido.
![linphone-passo-05](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Parabéns, se você chegou até aqui o Linphone já está instalado em seu computador, agora iremos configurar o seu ramal do WideVoice nele para que você possa fazer e receber ligações.
Se por algum motivo você não chegou até aqui, solicite apoio a nossa equipe técnica especilizada (apenas para clientes SMSolution).
Configurando o Linphone para utilizar um ramal do WideVoice Intelbras
Iremos iniciar o processo de configuração do Linphone com o Widevoice da Intelbras, ao executar o aplicativo a tela abaixo será exibida.
![blank](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Para iniciar as configurações, clique em “Use a SIP Account” (se seu idioma estiver em português, “Usar uma conta SIP”)
![widevoice-passo-02](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Clique em “I understand” ou em português “Eu compreendo”.
![widevoice-passo-03](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Na tela de configuração iremos fornecer nossas credenciais do ramal geradas no WideVoice, se você não possui essas informações fale com o nosso suporte, clicando aqui.
Nome de usuário: será o número do seu ramal, exemplo 9986
Nome de exibição: Seu nome e sobrenome (opicional)
Domínio SIP: Endereço do servidor Wide onde seu PABX está localizado, mais a porta SIP 7048, exemplo, widevoice7.intelbras.com.br:7048
Senha: Senha do seu ramal
Transporte: TCP
Clique no botão laranja “Use” para salvar as configurações
![blank](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Feito essas configurações, no canto superior do lado esquerdo deve aparecer um icone verde ao lado do seu nome, informando que o ramal está online e pronto para uso.
No canto direito há um icone de menu, com a opção “Preferências”, neste menu você pode alterar as configurações personalizadas para o uso correto do microfone e saída de áudio
![widevoice-passo-06](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Para fazer uma ligação basta discar o numero barra de pesquisa e clicar sobre o icone do telefone ou apertar enter, o sistema irá efetuar a ligação para o número desejado.
![blank](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Quando completar a ligação o aplicativo ficará nessa tela, onde é possível realizar todas as ações do ramal.
![blank](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Alterar as configurações de áudio: Para isso basta clicar no botão inferior do lado direito (com três pontos), selecionar a opção Parâmetros de multimídia e escolher a saída de áudio e o microfone que deseja utilizar.
![blank](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Realizar transferências: clique no icone superior do lado esquerdo (telefone com menu), selecione a chamada na qual deseja, na frente do número irá aparecer um icone com um menu suspenso, clique sobre ele e escolha a opção desejada.
Melhores práticas
![linphone-configuracoes](https://smsolution.com.br/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/images/blank.gif)
Para uma melhor experiência recomendamos a ativação de duas funções no menu Preferência > Interface do usuário, que são:
Sair da aplicação ao fechar a janela: Este campo quando habilitado, mantem a janela sempre ativa, quando fechado, ele encerra a ativadade do app, por padrão o aplicativo ficara na bandeja (proximo ao relógio).
Aplicação Autostart: é muito comum esquecermos de entrar no ramal, esta função habilita para que o software seja iniciado juntamente com o Windows.
E ai gostou?
Essas são as configurações básicas para a utilização do Linphone com o Pabx emm nuvem da Intelbras Widevoice, caso você tenha alguma dificuldade ou precise de alguma configuração especifica para seu ramal, entre em contato com nossa equipe de suporte (11)2344-8888